Abertas vagas de intercâmbio para professores e alunos em Cabo Verde e Colômbia

Programa Caminhos Amefricanos abre seleções de intercâmbio para alunos e professores pretos, pardos ou quilombolas

Por Dayane Amaral
23/04/2024 18h05

Caminhos Americanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul abriu inscrições para professores e alunos autodeclarados pretos, pardos e quilombolas estudarem em Cabo Verde e na Colômbia. O projeto estará com candidaturas abertas até o dia 30 de abril e é uma iniciativa da CAPES, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Igualdade Racial (MIR).

Estudantes de licenciaturas, a partir do 5° período, de instituições de ensino superior públicas poderão se inscrever para 50 vagas em Cabo Verde. O intercâmbio durará 15 dias e acontecerá na UniCV, na capital Cidade da Praia, com participação em eventos cientificos, rodas de conversas com movimentos sociais, visitas a escolas, locais históricos e museus. Os resultados sairão no dia 23 de agosto.

Para a Colômbia estão sendo ofertadas 50 vagas para professores da educação básica. Os selecionados participarão de ações formativas, rodas de conversas com movimentos sociais afro-americanos, visitas a escolas, locais históricos e museus, durante 15 dias em Bogotá. Os resultados sairão no dia 13 de setembro.

O edital do projeto e demais informações podem ser encontrados no site oficial e dúvidas deverão ser encaminhadas para o e-mail inscricao.mir@capes.gov.br.

Caminhos Americanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul busca incentivar a socialização de conhecimentos, de experiências e de políticas públicas que contribuam para a promoção da igualdade racial e o enfrentamento do racismo no Brasil. Em sua primeira edição recebeu 980 inscrições, selecionando 50 alunos para cursos em Moçambique, na Universidade Pedagógica de Maputo (UP - Maputo).