Acordo constitutivo do Estabelecimento do Centro Internacional de Investigação Climática e Aplicações para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e África - (CIICLAA)

No dia 12 de maio de 2015 foi realizada a Cerimônia do Acordo Constitutivo do Centro Internacional de Investigação Climática e Aplicações para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e África - CIICLAA. O evento aconteceu no Salão de Banquetes da Assembleia Nacional de Cabo Verde e foi presidido pelo Primeiro de Ministro de Cabo Verde, Dr. José Maria Neves. Participaram da cerimônia, o Ministro do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território, Dr. Antero Veiga; a Diretora Geral da CPLP, Dra. Georgina de Mello; a Reitora da Universidade de Cabo Verde (UNI-CV), Professora Doutora Judite do Nascimento; e a PCA do INMG, Eng.ª Ester de Brito.

A Universidade Federal de Alagoas foi representada legalmente no evento pelo Professor Ricardo Sarmento Tenório, do ICAT/SIRMAL, que participou da cerimônia de assinatura do Acordo Constitutivo e da Escritura Pública do CIICLA. Assinaram o Acordo e a Escritura Pública, 22 Instituições que se constituíram como “Membro Fundador”.

Assembleia Nacional - Professor UFAL (Menor)

Professor Doutor Ricardo Sarmento Tenório, representante da UFAL no ato da assinatura

O principal objetivo do CIICLAA é fomentar a investigação aplicada nas áreas das Geociências Ambientais nos países da CPLP e da África, em particular as que relacionem o clima e sua variabilidade, suas alterações e medidas de adaptação com os recursos hídricos e marinhos, de ambiente, agricultura e desastres naturais. O CIICLAA tem a sua sede na Universidade de Cabo Verde e o pólo do Centro ficará sediado no Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG).

Os projetos serão desenvolvidos nos Países beneficiários sob a coordenação do CIICLAA, através da Presidente do Conselho Geral e do Diretor Executivo. O Regulamento de Projetos estipula a tipologia e o mecanismo de submissão. Em termos práticos, em Cabo Verde, funcionará uma estrutura de coordenação semelhante a qualquer Agência de Execução, seguindo as normas estabelecidas internamente pelo CIICLAA.

No dia 13 de Maio de 2015, realizou-se a 1ª Reunião do Conselho Geral (CG), que elegeu os órgãos sociais do CIICLAA. A equipe presidencial ficou constituída da seguinte forma:

Presidente – Eng.ª. Ester Brito (PCA do INMG de Cabo Verde);

Vice-Presidente – Professor António Lobo de Pina (Vice – Reitor da Uni-CV,);

Vice-Presidente – Professor Ricardo Sarmento Tenório (Professor Associado IV da UFAL- Brasil).

Na Reunião do CG, foi decidido que o Fórum “Clima/Mudanças Climáticas e Impactos na Economia na CPLP e em África” será realizado na Universidade de Cabo Verde entre os dias 23 e 25 de maio de 2016. No que diz respeito ao Conselho Científico (CC), acordou-se que este seria composto por 7 membros: 3 de Portugal, 2 do Brasil e 2 dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). Ficou também acordado que integrariam o CC as seguintes instituições:

Brasil:

UECE, na pessoa do Professor Emerson Mariano da Silva;