Antropólogo debate Cultura e Pensamento Complexo de Edgar Morin

O antropólogo Edgard de Assis Carvalho, coordenador da cátedra itinerante UNESCO Edgar Morin, realiza conferência na tarde de quarta-feira dia 10 de novembro no auditório da Biblioteca Central da Ufal.

A conferência de Egdard de Assis Carvalho integra a programação do III Seminário de Internacionalização da Ufal – Cultura, Memória, Globalização. A conferência tem entrada gratuita e as inscrições já estão abertas pelo site http://www.ufal.edu.br/asi. No site, a programação completa do evento está à disposição para consulta.

A conferência do pesquisador terá início às 14:30 horas com o tema Cultura e Pensamento Complexo, objetivando debater nuances do pensamento do pensador francês Edgar Morin, fundador das teorias da Complexidade. Por pensamento Complexo compreendem-se novas metodologias de pesquisa e reflexão, baseadas na religação de saberes antes divididos em áreas como exatas, humanas e biológicas.

Edgard de Assis Carvalho é doutor em Antropologia e pós-doutor pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, na França. Livre-docente na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (Unesp), é professor titular de Antropologia na PUC-SP. O pesquisador é Membro da The Planetary society, da SBPC, da Association internationale pour la pensée complexe e tradutor de obras de Edgar Morin, Ilya Prigogine, Michel Serres, Michel Cassé, André Gluksmann, entre outros.

Seminário conta com Conferência de Cacá Diégues

Encerrando III Seminário, na sexta-feira dia 12 de novembro, às 14:30 horas no auditório da Biblioteca Central da Ufal, o cineasta Cacá Diegues profere a conferência Brasil em Imagens: Cultura, Memória, Globalização. Na sequência será exibido o filme 5 X Favela, Agora por Nós Mesmos, O Documentário. Na película, os bastidores das cinco histórias do aclamado projeto 5 X Favela.

O III Seminário de Internacionalização da Ufal – Cultura, Memória, Globalização ocorre entre 08 e 12 de novembro em Maceió, sendo promovido pela Universidade Federal de Alagoas por meio de sua Assessoria de Intercâmbio Internacional (ASI).

Ainda como parte do III Seminário de Internacionalização, a Ufal realiza na quinta-feira (11), no auditório da Biblioteca Central, o II Colóquio de Informação, Comunicação e Tecnologia.

O III Seminário tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão/Ufal; do Programa de Melhoramento Genético da Cana de Açúcar/PMGCA Ufal; da Assessoria de Comunicação/Ufal; do Cine Sesi – Centro Cultural do Sesi; da Embaixada da França no Brasil, Cinemateca da Embaixada da França, CulturesFrance; e do Museu Théo Brandão/Ufal.

Confira a programação completa do evento:

08 DE NOVEMBRO - SEGUNDA-FEIRA
19:00 horas - Mostra Ufal: Cultura, Memória, Globalização
Projeto Ufal no Cine Sesi: Cinema, Homem e Imaginário
Filme: Encontro com Milton Santos ou o Mundo Global Visto do Lado de Cá – Brasil, 2006, 89 minutos. Direção de Silvio Tendler
Sinopse: Última entrevista do geógrafo Milton Santos, na qual ele traça um painel das desigualdades entre o norte e o sul do planeta
Local: Cine Sesi, AV. Dr. Antônio Gouveia, nº 1113, Pajuçara, Maceió

09 DE NOVEMBRO – TERÇA-FEIRA
19:00 horas - Mostra Ufal: Cultura, Memória, Globalização
Projeto Ufal no Cine Sesi: Cinema, Homem e Imaginário
Filme: Claude Lévi-Strauss por Ele Mesmo (Claude Lévi-Strauss par Lui-Même) – França, 2008, 93 minutos. Direção de Annie Chevallay e Pierre-André Boutang.
Sinopse: O percurso intelectual do antropólogo francês Claude Lévi-Strauss é retraçado por meio de entrevistas concedidas por ele a partir da década de 60
Local: Cine Sesi, AV. Dr. Antônio Gouveia, nº 1113, Pajuçara, Maceió

10 DE NOVEMBRO – QUARTA-FEIRA
III Seminário de Internacionalização da Ufal – Cultura, Memória, Globalização