Candidaturas on-line 2011/2012 - Universidade do Porto (sem bolsa)

A partir deste ano acadêmico, a candidatura para realização de uma mobilidade estudantil na U.Porto é feita on-line.

Todas as informações sobre a candidatura, nomeadamente um Manual de Candidatura On-line, estão disponíveis na página http://sigarra.up.pt/up/web_base.gera_pagina?P_pagina=1000355.

Já se encontram abertas as candidaturas para estudantes de graduação que, ao abrigo de um acordo de cooperação celebrado com a Universidade do Porto, pretendam realizar um período de estudos no próximo ano acadêmico de 2011/2012.

Em anexo segue um ficheiro com os procedimentos a levar a cabo no encaminhamento de candidaturas, onde são focadas concretamente as seguintes questões:

Documentos de candidatura, duração do intercâmbio, prazos, ano acadêmico, taxas acadêmicas, vagas, seleção do Plano de Estudos, avaliação da candidatura, visto de estudo, bolsa de estudo, custo de vida na cidade do Porto, alojamento, alimentação, apoio médico, a chegada à U. Porto.

Em anexo seguem ainda:

·A lista de cursos de graduação disponíveis em 2011/2012;

·Um ficheiro sobre a distribuição de vagas para 2011/2012;

·Um ficheiro de estimativa do custo médio de vida mensal para um estudante de mobilidade na cidade do Porto (é de extrema importância que os candidatos reúnam as condições financeiras necessárias à estadia em Portugal aquando da candidatura para evitar futuras desistências).

Antes de ser formalizada uma candidatura, o candidato deve ter em conta os seguintes aspectos fundamentais:

• Apurar os critérios de selecção interna na sua Instituição de Origem (através da Assessoria Internacional);

• Ter em conta as vagas disponibilizadas pela U.Porto e seguir rigorosamente as indicações para candidatura on-line;

• Reunir as condições financeiras para a estadia na cidade do Porto.

Relembramos que o Visto de Estudo é indispensável à realização o período de estudos na Universidade do Porto (com exceção dos estudantes com nacionalidade europeia) e, atendendo a que a emissão deste documento pode estender-se até 60 dias após o requerimento do mesmo, recomendamos que as candidaturas sejam submetidas no módulo com a maior antecedência possível.