Candidaturas Universidade do Porto 2012

Já se encontram abertas as candidaturas para estudantes de graduação que, ao abrigo de um acordo de cooperação celebrado com a Universidade do Porto, pretendam realizar um período de estudos no próximo ano académico de 2012/2013.

A candidatura para realização de uma mobilidade estudantil na U.Porto é feita on-line.

Todas as informações sobre a candidatura, nomeadamente um Manual de Candidatura On-line, estão disponíveis na página http://sigarra.up.pt/up/web_base.gera_pagina?P_pagina=1000355.

Nesta mesma página estão igualmente disponíveis todas as informações relativamente a:

Ø  Documentos de candidatura

Ø  Duração do intercâmbio

Ø  Prazos

Ø  Ano Académico

Ø  Taxas Académicas

Ø  Vagas

Ø  Seleção do Plano de Estudos – Atenção: as mobilidades com duração de 1 ano académico devem totalizar 60 créditos ECTS no Contrato de Estudos ou 30 créditos ECTS no caso de duração de 1 semestre.

Ø  Avaliação da Candidatura

Ø  Visto de Estudo

Ø  Bolsa de Estudo

Ø  Custo de vida na cidade do Porto

Ø  Alojamento

Ø  Alimentação

Ø  Apoio Médico

Ø  À chegada à U.Porto.

Em anexo seguem os seguintes ficheiros de apoio (também disponíveis na página):

• A lista de cursos de graduação disponíveis em 2012/2013;
  • Um ficheiro sobre a distribuição de vagas para graduação 2012/2013;
  • Um ficheiro de estimativa do custo médio de vida mensal para um estudante de mobilidade na cidade do Porto (é de extrema importância que os candidatos reúnam as condições financeiras necessárias à estadia em Portugal aquando da candidatura para evitar futuras desistências).

Antes de ser formalizada uma candidatura, o candidato deve ter em conta os seguintes aspetos fundamentais:

• Apurar os critérios de seleção interna na sua Instituição de Origem (através da Assessoria Internacional);
  • Ter em conta as vagas disponibilizadas pela U.Porto e seguir rigorosamente as indicações para candidatura on-line;
  • Reunir as condições financeiras para a estadia na cidade do Porto.

Relembramos que o Visto de Estudo é indispensável à realização o período de estudos na Universidade do Porto (com excepção dos estudantes com nacionalidade europeia) e, atendendo a que a emissão deste documento pode estender-se até 60 dias após o requerimento do mesmo, recomendamos que as candidaturas sejam submetidas no módulo com a maior antecedência possível. O Visto é obrigatório para um estudante ser matriculado na U.Porto. Sem Visto não há a possibilidade de ficar na U.Porto nem realizar a mobilidade.