Conheça o programa de intercâmbio cultural da IAESTE

Sob gerência da Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil (ABIPE), a IASTE (International Association for the Exchange of Students for Technical Experience) proporciona um programa de imersão para brasileiros e estrangeiros que tem o objetivo de promover intercâmbio cultural através de uma experiência de trabalho remunerada dentro da área de formação do estudante.

A IAESTE está espalhada por todo mundo e em média, 4.000 estudantes foram enviados para atuar fora de seus países nos últimos 5 anos.

O Brasil opera o programa desde 1982, já recebeu mais de 6.300 estrangeiros e proporcionou essa experiência internacional para um parcela equivalente a esse número de brasileiros. A cada ano, cerca de 1200 estudantes brasileiros se inscrevem.

Para participar do programa é necessário que o estudante tenha vínculo universitário (graduando e pós-graduando), idade entre 18 e 30 anos, além de possuir um bom nível de outro idioma (inglês, espanhol ou alemão).

As experiências de trabalho são remuneradas e acontecem em universidades ou empresas com duração de 6 a 52 semanas. Cada aluno recebe uma bolsa auxílio para cobrir as despesas com alimentação, hospedagem e transporte. Para os brasileiros, as acomodações serão em residências estudantis, casas de família ou alojamento universitário (responsabilidade da IAESTE).

Os cursos que o programa abrange são: todas as Engenharias, Arquitetura, Química, Física, Tecnologia/Computação, Biologia, Bioquímica, Farmácia, Hotelaria/Turismo, Administração/MKT, Economia/Finanças, RI/Comércio Exterior, Veterinária, Comunicação, Geografia, Letras e Direito.

Para saber mais sobre o programa de intercâmbio cultural da IAESTE, acesse o anexo abaixo: