Fulbright abre inscrições para 101 bolsas e projetos internacionais
Oportunidade para brasileiros vem de parceria norte-americana com a CAPES.
- Atualizado em

Se você tem o sonho de estudar fora, sua chance pode estar aqui! A Comissão Fulbright, parceira estadunidense da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), está com as inscrições abertas para mais de dez bolsas internacionais. No total, são 101 oportunidades de desenvolver projetos e/ou estudar nos Estados Unidos.
Os cursos contemplados variam, abrangendo diversas áreas de conhecimento — de humanistas à tecnológicas e exatas. A duração da estadia, assim como o tipo de intercâmbio, se diferenciam em cada universidade participante.
Oportunidades para brasileiros
O edital com mais vagas, apoiado pela CAPES, oferta 50 bolsas para pós-graduandos brasileiros cumprirem parte do doutorado na modalidade sanduíche, por seis meses, pelo Doctoral Dissertation Research Award (DDRA), nos EUA. As inscrições estão disponíveis até 3 de agosto de 2025, e o início das atividades para os aprovados está previsto para agosto ou setembro de 2026. Acesse aqui.
Já outra iniciativa, também em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, é voltada para docentes e aceita candidaturas até dia 31 de julho de 2025. O Programa de Professor Visitante de Curta Duração (PVCD) 2025 – Fulbright Specialist, exige que programas de pós-graduação do Brasil apresentem projetos relacionados a áreas prioritárias para suas instituições. Serão selecionadas 20 propostas, associadas a visitas de pesquisadores dos EUA, entre março e novembro de 2026. Acesse aqui.
Ainda no âmbito dos educadores, estão abertas as inscrições para professores brasileiros de línguas inglesa e/ou portuguesa. Os candidatos concorrerão a 12 bolsas para atuarem como assistentes de ensino de português como segundo idioma em universidades norte-americanas. Os prazos, tanto de inscrições quanto de vigência das bolsas, são os mesmos da seleção do DDRA. O edital é do Foreign Language Teaching Assistant (FLTA) Program e pode ser acessado aqui.
Além disso, há outra oportunidade para professores brasileiros, com aplicação estendida até 3 de agosto de 2025. O Visiting Scholar Award busca conceder dez bolsas para áreas dos três Colégios do conhecimento (Ciências da vida, Humanidades e Ciências exatas, tecnológicas e multidisciplinar), visando estadias de quatro meses, que devem começar em setembro de 2026 ou janeiro de 2027. Também existe a opção de desfrutar do processo em duas etapas de dois meses cada, com intervalo entre ambas de até três meses. O edital pode ser encontrado através do link.
Para conferir mais oportunidades de bolsas, acesse:
-
Fulbright chair em Saúde Pública na Universidade da Califórnia em San Diego;
-
Cátedra em Artes, Humanidades, Ciências e Ciências Sociais na Universidade de Yale;
-
Fulbright chair no M.D. Anderson Cancer Center, da Universidade do Texas;
-
Cátedra em Belas Artes na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign;
-
Cátedra em Engenharia e Ciência de Dados na Universidade Politécnica da Flórida;
-
Cátedra em Humanidades e Ciências Sociais na Universidade de Pittsburgh;
-
Cátedra em Inteligência Artificial e Sociedade na Universidade do Texas em Austin.
Com informações de GOV.BR e CAPES