Inscrições para o programa de pós-graduação CAPES/Cofecub vão até o dia 25 de maio

A CAPES distribuirá R$ 1,7 milhão como financiamento para cada projeto selecionado.

O Programa CAPES/Cofecub está recebendo inscrições até esta quinta-feira, 25 de maio. A iniciativa, é fruto da parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub) e tem como objetivo selecionar até 35 projetos conjuntos de pesquisa entre o Brasil e a França. O edital abrange todas as áreas do conhecimento e requer a participação de pelo menos uma instituição de cada país. Os projetos terão duração de até quatro anos e contemplarão missões de trabalho, além de oferecer bolsas nas modalidades de doutorado-sanduíche, pós-doutorado, professor-visitante júnior e professor-visitante sênior.

Cada projeto selecionado receberá um financiamento de R$ 1,7 milhão por parte da CAPES. Esse valor será distribuído anualmente, destinando R$ 387 mil para as bolsas, R$ 10 mil para custeio e R$ 35 mil para as missões de trabalho. As propostas deverão ser submetidas simultaneamente tanto no Brasil, junto à CAPES, como na França, por meio do portal do Cofecub, garantindo que sejam similares em ambos os países.

A seleção dos projetos ocorrerá em quatro etapas, incluindo análises técnicas e de mérito, priorização e decisão final. O resultado final será anunciado até novembro deste ano, e as atividades terão início previsto para janeiro de 2024. O Programa CAPES/Cofecub é a mais antiga parceria da CAPES em vigor com o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub). Seu principal objetivo é fomentar o intercâmbio entre instituições de ensino superior e institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento públicos dos dois países.

Acesse o site da CAPES e do Cofecub para mais informações.