Programa de Bolsas HERMES 2010-2011/Bolsas de Master da Universidade de Avignon

Programa de bolsas HERMES 2010-2011

O programa HERMES é destinado a jovens pesquisadores pós-doutorandos em ciências humanas e sociais que desejam realizar suas pesquisas na França. A estadia de estudos é entre 3 e 9 meses, em que os pesquisadores convidados realizarão um projeto de pesquisa individual em um laboratório, se inserirão em redes científicas francesas e européias, e construirão cooperações sustentáveis entre suas instituições de origem e os estabelecimentos que os acolheram.

O montante da bolsa é de 2.000 € (Euros) mensais, os gastos de cobertura médica também serão levados em conta. Além disso, outras ajudas complementares para custos de documentação e participação em eventos científicos na França e países vizinhos poderão ser concedidas. Os custos da viagem entre o país de origem e a França serão cobertos sob certas condições.

Condições de candidatura

o             Os candidatos devem ser titulares de um doutorado (ou qualificação equivalente).

o             Devem pertencer a uma instituição de pesquisa ligada à universidade, à academia de ciências ou a um organismo de pesquisa de seu país.

o             A candidatura pode ser realizada até no máximo 8 anos após a defesa de tese do doutorado.

o             A prática fluente de francês e/ou inglês é desejável. O domínio de uma das línguas de trabalho do laboratório de pesquisa é indispensável.

Data limite de entrega dos dossiês : 16 de abril de 2010

Bolsas de Master da Universidade de Avignon

Mistral: Programa de bolsas de Master para estudantes internacionais na Universidade de Avignon 2010 – 2011

Inscrições até 23 de abril de 2010

O programa Mistral é destinado aos estudantes internacionais que pretendem se inscrever no Master 1 ou Master 2 na Universidade de Avignon em qualquer área de estudos.

Os candidatos devem ter sido aceitos em uma formação de Master 1 ou 2 da Universidade, ter um acompanhamento de algum professor e possuir um bom dossiê acadêmico.

Os estudantes provindos de estabelecimentos parceiros da Universidade de Avignon e candidatos oriundos de países em desenvolvimento ou emergentes serão priorizados.

Os estudantes que já estão na França não serão selecionados.

O montante total da bolsa concedida a cada candidato selecionado é de 6000€ no primeiro ano de estudos. Os bolsistas Mistral selecionados no nível Master 1 poderão obter uma nova bolsa de 4500€ para dar continuidade aos estudos no segundo ano, em 2011-2012.

Para mais informações, acesse: http://www.brasil.campusfrance.org