Programas em parceria com a França divulgam novos editais

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta terça-feira, 15, dois editais para seleção de projetos de parcerias universitárias, exclusivamente em nível de graduação, para fomentar o intercâmbio entre Brasil e França e estimular a aproximação das estruturas curriculares, inclusive a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos obtidos nas instituições participantes.

Brafitec
O programa consiste na seleção de em projetos de parcerias universitárias em todas as especialidades de Engenharia. As propostas que cumprirem os requisitos descritos no edital nº 21/2014 devem ser inscritas na página do programa até 19 de setembro. A ela, devem ser anexados os documentos solicitados. A proposta em francês deverá ser encaminhada para o link disponibilizado na página do Conférence des Directeurs des Écoles Françaises d'Ingénieurs (CDEFI).

É prevista a aprovação de até 15 projetos, podendo haver alteração deste quantitativo mediante decisão conjunta entre as agências financiadoras e disponibilidade orçamentária. O resultado está previsto para ser divulgado em dezembro deste ano e o início das atividades a partir de janeiro de 2015.

Mais informações pelo e-mail brafitec.projetos@capes.gov.br.

Brafagri
O programa consiste em projetos de parcerias universitárias nas áreas de ciências agronômicas, agroalimentares e veterinária, disciplinas correlatas. As propostas que cumprirem os requisitos descritos no edital nº 20/2014 devem ser inscritas até 15 de junho, na página do programa. A ela, devem ser anexados os documentos solicitados. Na França, a entidade responsável pelo programa é a Direction Générale de l'Enseignement et de la Recherche du Ministère de l'Agriculture et de la Pêche (DGER).

É prevista a aprovação de até dez projetos, podendo haver alteração deste quantitativo, mediante decisão em reunião conjunta entre as agências e disponibilidade orçamentária. O resultado está previsto para ser divulgado em novembro deste ano e o início das atividades a partir de janeiro de 2015.

Mais informações pelo e-mail brafagri@capes.gov.br.

Benefícios
Em ambos os programas, cada proposta de projeto de parceria universitária deverá planejar suas atividades considerando a duração de dois anos, podendo ser prorrogada por mais dois. Às propostas selecionadas estão previstos recursos para missões de trabalho, missões de estudo e materiais de custeio.