REABERTURA - EDITAL PLEI - INGLÊS
reabertura_edital_plei_27fev_2019.pdf
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
GABINETE DA REITORIA – GR
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO – PROEX
PRÓ-REITORIA ESTUDANTIL – PROEST
ASSESSORIA DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL – ASI
FALE, CURSO DE LETRAS ARAPIRACA, CURSO DE LETRAS SERTÃO
PROGRAMA LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO INTERIOR –
PLEI/UFAL
REABERTURA DE CHAMADA
EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO PROGRAMA LÍNGUAS
ESTRANGEIRAS NO INTERIOR – PLEI/UFAL
PROEX n.04/2019
A Universidade Federal de Alagoas – UFAL, por intermédio do Gabinete da
Reitoria – GR, da Pró-reitoria de Extensão – PROEX, da Pró-reitoria Estudantil –
PROEST, da Assessoria de Intercâmbio Internacional – ASI e dos cursos de Letras dos
campi A. C. Simões, Arapiraca e Sertão, no uso de suas atribuições e considerando os
compromissos institucionais e de gestão para a consolidação da expansão com qualidade,
valorizando os campi e unidades do interior de Alagoas, com vistas a garantir uma
interiorização ampla, democrática e qualificada, REABRE processo de seleção para
estudantes dos cursos de Letras Inglês, ou letras/demais habilitações desde que já
graduados em Letras/Inglês e estudantes da Pós-Graduação em Letras e Linguística, ou
estudantes de quaisquer cursos da UFAL, desde que portadores de Diploma de
Graduação em Letras (habilitação: Inglês) devidamente matriculados na UFAL, visando
à participação, como bolsistas no Projeto Ensino de Línguas no Interior de Alagoas do
Programa Línguas Estrangeiras no Interior – PLEI/UFAL.
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1. DIPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1. O processo seletivo de que trata este edital será realizado sob a responsabilidade
do Programa Línguas Estrangeiras no Interior – PLEI/UFAL.
2. DAS VAGAS
Disponibilidade
As vagas destinam-se a estudantes da UFAL (Graduação e Pós-Graduação) que
atuem no Projeto Ensino de Línguas no Interior de Alagoas do PLEI/UFAL, nas funções
de Professores em Formação Inicial dos idiomas Espanhol, Francês, Inglês, a serem
ofertados nos campi da UFAL Sertão – Sede (Delmiro Gouveia); Arapiraca – Sede;
Unidades de ensino: Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios e Penedo. Conforme
quadro de vagas a seguir.
2.1. Quadro de Vagas
Idioma de Atuação
Número de Vagas
Inglês
2 vagas + 2 cadastro de
reserva
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VAGAS TOTAIS
3. DOS REQUISITOS
3.1. Os pleiteantes à vaga deverão atender a todos os requisitos, de caráter
eliminatório, abaixo relacionados:
3.1.1. Possuir vínculo com a UFAL:
3.1.2. Alunos/as da instituição matriculados/as no curso de Licenciatura em Letras –
INGLÊS;
3.1.3.
Alunos/as da instituição matriculados/as no curso de Licenciatura em Letras
– Espanhol, Francês ou Português desde que já possuam licenciatura em
Letras/Inglês;
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3.1.4. Possuir vínculo com a UFAL, em nível de pós-graduação: alunos/as da
instituição matriculados/as no Programa de Pós-graduação em Letras e
Linguística – FALE/UFAL, que apresentem diploma de Licenciatura em
Letras – Habilitação: Inglês;
3.1.5. Possuir vínculo com a UFAL, em nível de graduação ou pós-graduação, em
qualquer curso, desde que apresente diploma de Licenciatura em Letras –
Habilitação em Inglês, cursado na UFAL ou em qualquer outra instituição de
Ensino Superior;
3.1.6. Ter disponibilidade para atuar 12 (doze) horas semanais (exceto tempo de
deslocamento para os Campi e Unidades Educacionais), mediante assinatura
de Termo de Responsabilidade;
3.1.7. Ter disponibilidade e aceitar, via assinatura de Termo de Responsabilidade,
atuar presencialmente aos sábados;
3.1.8. Aceitar, via assinatura de Termo de Responsabilidade, deslocar-se em
Transporte oferecido pela UFAL para quaisquer um dos Campi/Unidades
Educacionais da UFAL envolvidos no Projeto: Delmiro Gouveia, Santana do
Ipanema, Arapiraca, Palmeira dos Índios e Penedo;
3.1.9. Não receber nenhuma bolsa institucional (fornecida pela UFAL, CNPq,
CAPES ou quaisquer órgãos de fomento).
4. DURAÇÃO, LOCAL DE EXECUÇÃO, VIGÊNCIA, VALOR DAS BOLSAS E
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
4.1. O Projeto será executado no período de fevereiro a dezembro de 2019, sendo
desenvolvido nos campi A.C. Simões (Maceió-AL), Sertão (Sede/Delmiro
Gouveia e Unid. Santana do Ipanema-AL) e Arapiraca (Sede/Arapiraca,
Unidades Palmeira dos Índios e Penedo-AL);
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4.2. Cada bolsa mensal, a ser paga nos meses de março, abril, maio, junho, agosto,
setembro, outubro e novembro de 2019, será no valor de:
- R$ 800,00 (oitocentos reais) para bolsistas que atuem nas cidades de:
Arapiraca, Palmeira dos Índios e Penedo-AL;
- R$ 800,00 (oitocentos reais) para bolsistas que atuem nas cidades de: Delmiro
Gouveia e Santana do Ipanema-AL, com acréscimo de Auxílio Pernoite mensal
no valor de R$ 200,00 (duzentos reais), para os casos em que a UFAL julgar
necessário o pernoite.
5.
INSCRIÇÕES
5.1. Procedimentos:
5.1.1. As inscrições serão realizadas no período de 27/02/2019 até às 23h59
10/03/2019, exclusivamente via página virtual da ASI/UFAL, através do
Formulário disponível no link: <https://bit.ly/2GfB6d9>.
5.1.2. No ato de inscrição, o/a candidato/a deverá anexar em arquivo PDF único
todos os documentos listados no item 5.2;
5.1.3. No ato de inscrição, o/a candidato/a deverá informar, mediante preenchimento
adequado do Formulário de Inscrição, em qual/quais campi/unidades tem
interesse em atuar;
5.1.4. A UFAL poderá utilizar Cadastro Reserva para preenchimento de vagas não
ocupadas para atuação em quaisquer campi/unidades mediante consulta aos
candidatos selecionados.
Dúvidas: Sala da ASI: 1º andar do prédio da Reitoria da UFAL - Campus
AC.Simões. Av. Lourival de Melo Mota, s/n, Tabuleiro dos Martins. Cep: 57072-
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900. Maceió-AL. Tel. +55(82) 3214-1761 ou pelo e-mail: plei.ufal@gmail.com
5.2. Documentos necessários:
a) Comprovante de matrícula na UFAL;
b) Histórico escolar de Graduação e/ou Pós-Graduação na UFAL;
c) Diploma de graduação em Letras (habilitação: INGLÊS), se for o caso;
d) Cópia de documento pessoal com foto;
e) Comprovante de residência.
Observação: Todos os documentos supracitados devem ser anexados no Formulário
de Inscrição por meio de um único arquivo PDF.
6. DA SELEÇÃO
6.1. O processo seletivo será realizado em três etapas: análise documental,
desempenho em prova didática e desempenho na entrevista;
6.1.1. A análise documental considerará a veracidade e a validade dos
documentos requeridos para a inscrição, conforme item 5.2. (Etapa de caráter
eliminatório).
6.1.2. A prova didática avaliará os conhecimentos teóricos, técnicos e
pedagógicos do candidato a partir de aula de 20-30 minutos a ser oferecida pelo
candidato sobre um tema relacionado ao ensino de Língua Inglesa em nível
básico, sorteado, por pelo menos um membro da comissão avaliadora, 24 horas
antes da realização da prova. (Etapa de caráter eliminatório e classificatório).
6.1.3. A entrevista consistirá em etapa de 15 a 20 minutos de duração, por
candidato, realizada na sequência da Prova Didática, em que a banca, composta
por três professores da UFAL, avaliará os seguintes aspectos: fluência verbal,
tanto na língua a ser ministrada quanto na variedade culta da língua portuguesa
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praticada em Alagoas; desenvoltura nas respostas a questões de cunho didáticopedagógico; demonstração de interesse/motivação para atuar no Programa;
conhecimento e aceitação dos objetivos e da metodologia do Programa. (Etapa
de caráter classificatório).
6.1.4. A comissão avaliadora estará constituída por três professores da UFAL,
tendo um membro da área de Letras da coordenadoria pedagógica do Programa
Línguas Estrangeiras no Interior na presidência da comissão.
Obs. 1: A nota final será composta pela média aritmética das etapas 5.1.2 e 5.1.3.
Obs. 2: Critérios de desempate, quando for o caso:
a) Estar cursando Graduação em Letras Espanhol, Francês ou Inglês na UFAL;
b) Estar matriculado na Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFAL;
c) Ser o candidato com maior idade.
7. DO RESULTADO
7.1. Os resultados por etapa e o resultado final serão divulgados na página da
ASI/UFAL (http://www.ufal.edu.br/asi/pt-br/informes) e na página
inicial da Ufal (https://ufal.br/) no item concursos e editais > extensão, e
afixados nos murais da Secretaria da FALE/UFAL/A.C. Simões, nas datas
apresentadas no Cronograma – ANEXO 1 desta chamada.
8. INÍCIO DAS ATIVIDADES
8.1. As atividades iniciarão com uma formação obrigatória para os bolsistas
selecionados. A data de início das atividades será informada através de contato
direto com os mesmos.
Obs.: O não comparecimento do bolsista na Formação Pedagógica acarretará na
eliminação de sua participação no Programa.
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9. ATRIBUIÇÕES DO/A ESTUDANTES BOLSISTAS:
São atribuições do/a bolsista as atividades abaixo relacionadas, as quais guardam
estreita relação com sua formação acadêmica:
9.1. Acompanhar a participação e o desenvolvimento dos estudantes matriculados
nos cursos presenciais que venham a ser ofertados pelo Programa Línguas
Estrangeiras no Interior;
9.2. Preparar, sob supervisão do Professor coordenador Pedagógico do idioma, os
materiais que compõem os cursos básicos do Programa e desenvolver atividades
didáticas complementares de ensino da língua;
9.3. Ministrar cursos presenciais no idioma específico. Cada bolsista regente deverá
responder por duas turmas, cada turma com três horas semanais, cujo número de
discentes deverá ser entre 10 a 30 alunos, regularmente matriculados e frequentando
o curso em tela;
9.4. Preencher as informações sobre os alunos (notas, faltas, etc.) por meio do
preenchimento do Diário de Classe e entregar ao final do curso (junho/2019) todos
os diários de classe ao Coordenador Pedagógico do idioma lecionado;
9.5. Participar efetivamente das atividades de planejamento e divulgação
relacionadas ao Programa;
9.6. Participar das atividades de formação pedagógico-administrativas, sob
responsabilidade da coordenação pedagógica do Programa;
9.7. Apresentar relatório semestral, a ser entregue ao Coordenador Pedagógico do
Idioma, contendo: a) frequência de todos os dias de aula do curso; b) notas finais das
avaliações realizadas pelos alunos do curso; c) descrição breve das atividades
realizadas e d) anexos que considerar necessários (cópias de material didático
utilizado, demais materiais pertinentes);
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9.8. Participar, como ouvinte, monitor de evento e até mesmo como expositor (se for
o caso e houver interesse) das atividades das Jornadas Culturais Multilíngues por
campi/unidades (I e II) e do I Congresso Multicampi Línguas Estrangeiras no
Interior da UFAL;
9.9. Assinar os Termos de Compromisso e de Responsabilidade (ANEXOS II e III)
relacionados às atribuições descritas no item 3.
10. Dúvidas
acerca de casos
omissos
serão encaminhadas
para
o
e-mail
plei.ufal@gmail.com, e tratados pelo Programa Línguas Estrangeiras no Interior –
PLEI/UFAL.
Maceió, 27 de fevereiro de 2019.
Aruã Silva de Lima
Chefe de Gabinete da Reitoria
Universidade Federal de Alagoas
Joelma de Oliveira Albuquerque
Pró-Reitora de Extensão
Universidade Federal de Alagoas
Silvana Márcia de Andrade Medeiros
Pró-Reitora Estudantil
Universidade Federal de Alagoas
Ana Clara Magalhães de Medeiros
Coordenadora de Projetos Internacionais
Assessoria de Intercâmbio Internacional
Universidade Federal de Alagoas
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ANEXOS
ANEXO I
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
ETAPAS DO PROCESSO
DATA - HORA - LOCAL
Período de inscrições
27/02/2019 até as 23h59 do dia 10/03/2019, pelo
link <https://bit.ly/2GfB6d9> disponível na
página da ASI/UFAL
(http://www.ufal.edu.br/asi/pt-br/informes).
Divulgação das inscrições homologadas
Dia 11/03/2019, a partir das 14h, no site da
ASI/UFAL
(http://www.ufal.edu.br/asi/pt-
br/informes) e no mural da secretaria da
FALE/UFAL.
Período de recursos
A partir das 14h do dia 11/03/2019, até às 14h
do dia 12/03/2019 via link disponível na página
da ASI/UFAL (http://www.ufal.edu.br/asi/ptbr/informes).
Divulgação das inscrições homologadas
a partir das 14h30 do dia 12/03/2019 no site da
pós-recursos
ASI/UFAL
(http://www.ufal.edu.br/asi/pt-
br/informes) e no mural da secretaria da
FALE/UFAL.
Sorteio do Ponto para Prova Didática 12/03/2019, às 15h, divulgado no site da
(todos os idiomas) e sorteio da ordem ASI/UFAL
de realização
(http://www.ufal.edu.br/asi/pt-
br/informes) e no mural da secretaria da
FALE/UFAL.
Realização da Prova Didática seguida
13/03/2019 a partir das 15h, seguindo a ordem de
de entrevista
realização divulgada no
mural da secretaria da FALE/UFAL.
Resultado
da
Prova
Didática
e Dia 14/03/2019, a partir das 17h.
Entrevistas
Período de recursos
Até dia 15/02/2019, até às 19h, pelo link
disponível na página da ASI.
Divulgação do Resultado Final da 18/03/2019 a partir das 09 no site da
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Seleção pós-recursos
ASI/UFAL
(http://www.ufal.edu.br/asi/pt-
br/informes) e no mural da secretaria da
FALE/UFAL.
Assinatura do Termo de Compromisso
Dias 18/03/2019 e 19/03/2019, de 8h às 17h,
e do Termo de Responsabilidade
ASI/Reitoria/UFA/A. C. Simões.
Início das atividades dos bolsistas
20/03/2019
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ANEXO II
TERMO DE RESPONSABILIDADE
EU
,
,
matrícula
CPF
UFAL
,
DECLARO:
Ter disponibilidade para atuar 12 (doze) horas semanais – excetuando-se tempo
I.
de deslocamento;
II.
Ter disponibilidade e aceitar atuar aos sábados;
III.
Aceitar deslocar-me, em Transporte oferecido pela UFAL, para quaisquer um
dos campi/Unidades da UFAL envolvidos no Programa: Delmiro Gouveia,
Santana do Ipanema, Arapiraca, Palmeira dos Índios e Penedo;
IV.
Não receber nenhuma bolsa institucional (fornecida pela UFAL, CNPq, CAPES
ou quaisquer órgãos/instituições de fomento).
LOCAL
DATA
ASSINATURA
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ANEXO III
TERMO DE COMPROMISSO
TERMO DE COMPROMISSO:
ACEITO, PARA TODOS OS FINS E CONSEQUÊNCIAS DE DIREITO, AS
NORMAS E CONDIÇÕES GERAIS DO EDITAL DE SELEÇÃO PARA
PROFESSOR
EM
FORMAÇÃO
INICIAL
DO
PROGRAMA
LÍNGUAS
ESTRANGEIRAS NO INTERIOR – GR/PROEX/PROEST/ASI/UFAL.
DECLARO QUE A DOCUMENTAÇÃO ANEXADA A ESTA FICHA É
VERDADEIRA.
LOCAL
DATA
ASSINATURA