UFAL oferece bolsas de intercâmbio para o Mercosul

Oportunidades são para alunos de odontologia, letras/espanhol e ciências sociais

A Universidade Federal de Alagoas participa do projeto piloto do Programa de Mobilidade Mercosul (PMM) e oferta bolsas para intercâmbio nos países que compõem o mercado comum do sul. Neste primeiro momento, edital do projeto piloto do programa foi lançado pela Assessoria de Intercâmbio Internacional (ASI) da Ufal oferecendo três bolsas de estudo no valor de € 1.400,00 (um mil e quatrocentos euros) para início no segundo semestre de 2012.

Os alunos selecionados vão estudar um semestre em universidades de países como Argentina, Uruguai e Paraguai. As inscrições já estão abertas nas coordenações dos cursos e vão até o dia 29 de março. O edital com a regras de seleção pode ser conferido no link http://migre.me/8lcPT e as oportunidades são para as áreas de odontologia, ciências sociais (bacharelado) e letras/espanhol (licenciatura). Além da bolsa em euros para o semestre letivo, o PMN custeia passagem de ida e volta para os estudantes classificados.

“Nossa participação no PMM é mais um passo e mais uma conquista da Ufal em seu processo de ampliação da política de mobilidade e intercâmbio internacional. As três bolsas iniciais fazem parte do projeto piloto, primeira iniciativa conjunta dos países do Mercosul, mas nossa expectativa é podermos ampliar este número nos próximos semestres e inserir nossos alunos também em universidade argentinas, uruguais e paraguaias” afirma o professor José Niraldo de Farias, asssessor de intercâmbio internacional da Ufal.

A participação da Ufal no PMM começou em dezembro de 2010, com o treinamento de gestores em oficinas de trabalho na Argentina, Paraguai e Uruguai. Toda a construção do PMM ocorreu coletivamente nestas oficinas, que também estruturaram redes de acadêmicas de projetos cooperativos entre universidades do bloco. A Ufal foi classificada para participar de duas destas redes, preparatórias para o edital do projeto piloto e para o início deste novo programa de mobilidade estudantil internacional.

O PMM integra cerca de 40 universidade do Mercosul, sendo que 19 são brasileiras e somente 3 nordestinas. Segundo o reitor Eurico Lobo, “a participação da Ufal neste grupo de 19 universidades brasileiras e 3 do nordeste é um reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido, de busca contínua por ampliar a participação de nossos alunos em programas de mobilidade internacional. Hoje nossos estudantes já estão em universidades norte-americanas e européias. Nossa presença no Mercosul é essencial pois nos inclui neste esforço de integração do cone sul”.

Sobre o PMM

O PMM faz parte do projeto Universitarios Mercosul, criado a partir do projeto "Apoio ao Programa de Mobilidade Mercosul em Educação Superior", sendo um projeto do Setor Educacional do Mercosul (SEM), criado a partir de um convênio de financiamento com a União Européia.