UFAL passa a integrar Iniciativa de Impacto Acadêmico da ONU

A ASI tem a honra de informar que na última sexta-feira (11) a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) passou a integrar a Iniciativa de Impacto Acadêmico da Organização das Nações Unidas (Unai/ONU). A Unai é uma rede de compartilhamento de conhecimentos, pesquisas e soluções para os múltiplos desafios globais contemporâneos, da qual fazem parte mais de 1.300 instituições de Educação Superior, em cerca de 130 países.

A rede se concentra em dez princípios, contemplados pela Agenda e relacionados diretamente com a Educação. São eles:

1- Enfrentar a pobreza pela Educação;

2- Construir capacidades nos sistemas de Educação Superior de todo o mundo;

3- Oferecer oportunidades educativas para todas as pessoas (independente de seu gênero, raça, religião ou etnia);

4- Encorajar a cidadania global por meio da Educação;

5- Oferecer condições para ingresso na Educação Superior;

6- Assumir compromisso com os direitos humanos (entre eles, a liberdade de pesquisa, de opinião e de expressão);

7- Promover o diálogo, o entendimento intercultural e o desaparecimento da intolerância pela Educação;

8- Promover a paz e a resolução de conflitos pela Educação;

9- Promover a sustentabilidade pela Educação

10- Assumir compromisso com os princípios fundamentais da Carta das Nações Unidas

Com mais de 30 instituições componentes, o Brasil está representado na rede global por algumas das mais prestigiadas universidades do país, como as Federais do Rio de Janeiro (UFRJ), de Minas Gerais (UFMG), do Ceará (UFC), da Paraíba (UFPB) e do Paraná (UFPR); as Estaduais de São Paulo (USP), de Campinas (Unicamp) e Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e também instituições privadas, como a Plesbiteriana Mackenzie.